Secretaria do Meio Ambiente lança campanha contra o abandono de animais em parques


04 de Outubro de 2012: o dia em que os animais abandonados em parques passaram a ser, oficialmente, uma questão de meio ambiente.


Quem acompanha nosso trabalho sabe que ele nasceu e mantém seu foco em um grande parque público, sob administração da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Desse local e de seu entorno, que manteve durante décadas uma tristíssima tradição de animais abandonados, nos últimos dois anos já conduzimos para adoções regulares quase 150 cães e gatos. Somos também responsáveis pelo fato de, há dois anos e meio, não nascer sequer um cão na área em estado de abandono. 

Contudo, em que pesem os números significativos do trabalho, sempre soubemos que por mais dedicação que o trabalho voluntário possa ter, jamais poderia enfrentar o problema sozinho.

A atenção do poder público para a questão era algo indispensável.


Para tanto, propomos ao tema uma abordagem completamente nova, inédita até aqui: que animais urbanos em situação de abandono devam ser encarados como uma questão de meio ambiente - e merecer por parte do poder público a mesma dignidade que outras questões ambientais merecem. As diversas justificativas para essa abordagem (para nós completamente lógicas) estão didática e exaustivamente explicadas em várias postagens, artigos e vídeos publicados neste site e em nossos outros canais de comunicação da internet: ainda assim, são coisas capazes de causar arrepios na velha burocracia estatal e nos técnicos e pesquisadores vinculados aos órgãos públicos responsáveis pela preservação das áreas florestais.

Isso tudo começou a mudar no início deste ano, quando nossas posições e solicitações foram imediatamente compreendidas e acolhidas pelo secretário de estado do meio ambiente, o deputado Bruno Covas, com quem estivemos em audiência, fazendo parte de uma comissão de entidades protetoras.


A partir desse encontro, a SMA-SP organizou um seminário com a participação das entidades protetoras e representantes do poder público para discutir o tema e lançou uma cartilha educativa que já vem sendo distribuída nos parques estaduais há alguns meses. 

No dia 04 de Outubro (Dia de São Francisco e Dia dos Animais), uma nova ação foi lançada: os parques estaduais começaram a receber uma série de placas alertando sobre as causas e consequências do abandono de animais. Evento realizado no Parque Estadual Alberto Lofgren (Horto Florestal) com a presença do secretário Bruno Covas promoveu a inauguração do material. 

Concebido em parceria entre Os Cães do Parque e o setor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente e instalada em pontos estratégicos, o material, de forte impacto visual, foi inicialmente instalado em dois dos mais importantes parques da capital: o próprio Horto Florestal e o Villa Lobos

No evento, o secretário Covas anunciou que, ao longo dos próximos meses, diversos outros parques de administração da SMA-SP serão contemplados, entre eles Belém, Campos do Jordão, Cantareira, Carlos Botelho, Ecológico do Guarapiranga, Ilha Anchieta, Ilhabela, Intervales, Juventude, Jaraguá, Serra do Mar e Turístico Alto do Ribeira (PETAR).

Nosso Johnny, que um dia foi abandonado no parque, é uma das estrelas da campanha


As placas foram confeccionadas em material reciclado


Muito mais do que a simples sinalização dos parques estaduais, toda a atenção da Secretaria do Meio Ambiente para o tema nos últimos meses sinaliza o quanto a parceria entre poder público e sociedade civil está com o caminho aberto pela frente. O peso político, institucional e logístico do governo do Estado de São Paulo, por meio da SMA, atuando em conjunto com as entidades protetoras, pode significar avanços jamais vistos - e tendo a sociedade como "guia".

Nas palavras do próprio secretário durante o evento, a proteção animal é uma missão abraçada e desenvolvida com paixão e competência pela sociedade, não cabendo ao Estado "impor" modelos, e sim apoiar e complementar esse trabalho.

Entre as medidas aguardadas, está a criação de uma comissão permanente de proteção animal, a ser formada por representantes do poder público e das entidades protetoras, que seria, entre outras coisas, a responsável por escrever, dentro dos limites legais, novas diretrizes com as quais os gestores dos parques públicos deverão lidar com o assunto. Uma carta de intenções a esse repeito, assinada pelas entidades que fizeram parte da ação, foi entregue ao secretário Bruno Covas durante o evento.

Tieta e Tigrão, abandonados no parque e abrigados pelos Cães do Parque, compareceram à cerimônia de lançamento da campanha.
Bruno Covas, secretário do meio ambiente: "O governo deve apoiar e complementar o trabalho desenvolvido pela sociedade"
Fábio Pegrucci (Os Cães do Parque): "Todo protetor de animais sonha com o dia em que seu trabalho deixe de ser necessário"

Os Cães do Parque - que não é e não pretende ser uma entidade formalizada - começou a existir como uma célula organizada de proteção de animais há apenas dois anos. Nosso trabalho, além de jovem, é muito pequeno e focado quase que exclusivamente em um parque público da capital. Contudo, as circunstâncias nos colocaram à frente de um movimento que está criando um elo até então inédito entre proteção animal e meio ambiente. Para que isso esteja se tornando algo real, contribuem o fato de as propostas estarem sendo apresentadas de forma muito clara e objetiva, com base nas experiências práticas e com respeito pelas instituições públicas. Contribui ainda contar com um secretário de meio ambiente que tem interesse autêntico pelo tema e que tem nos recebido com enorme atenção e carinho desde os primeiros contatos. 

Essa experiência nos tem feito acreditar a cada dia mais em uma tese: que o poder público espera ser moldado pela ação da sociedade. Cabe ao cidadão organizar-se e aprender os caminhos que levem suas demandas até os homens públicos.

Nós acreditamos estar fazendo nossa parte. 

Miguel Luiz Menezes Freitas (diretor do Instituto Florestal do Estado de São Paulo), Luli Sarraf (Celebridade Vira-Lata), Bruno Covas (secretário de estado do meio ambiente), Fábio Pegrucci (Os Cães do Parque), Vicente Défine (Cão sem Dono), Mariana Aidar (Distrito Animal) e Cida Cândido (assessoria de imprensa)

Fábio Pegrucci, Alessandra de Almeida, Soraia Cintra (Os Cães do Parque), Bruno Covas (secretário de estado do meio ambiente), com Tieta e Tigrão, as estrelas da festa
 
O secretário Bruno Covas recebe uma camiseta dos Cães do Parque
Tieta cumprimenta o secretário Bruno Covas pelo lançamento da campanha

Os Cães do Parque agradecem: 

- ao setor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em especial a Fabiana de Holanda e Ivi Piotto, cujo profissionalismo e atenção têm sido fundamentais para a concretização dessa campanha;

- ao Instituto Florestal do Estado de São Paulo;

- à direção do Parque Estadual Alberto Lofgren:

- à indispensável companhia nessa empreitada das entidades protetoras, o que dotou o trabalho de uma maior representatividade e credibilidade e que, mais que "parceiros" em uma ação junto ao governo, tornaram-se grandes amigos: Luli Sarraf (Celebridade Vira-Lata), Mariana Aidar (Distrito Animal), Vicente Défine (Ong Cão Sem Dono) e Lito Fernandes (Associação Natureza em Forma);

- à imprescindível Cida Cândido, que além de ter sido a responsável por reunir todas essas pessoas numa só ação, realiza um ágil e competente trabalho voluntário de assessoria de imprensa, responsável pela grande repercussão do evento.


São Paulo, 04 de Outubro de 2012



Um comentário: